26.05.2019: DIÁLOGO SIM, FISIOLOGISMO NÃO

  • Aspecto teórico

Dialogar com o “centrão” é um comportamento natural de qualquer político republicano e traduz-se no balanceamento saudável dos mais diversos interesses sociais eventualmente conflituosos.

Todo Presidente da República deveria manter as portas abertas para o diálogo republicano. Entretanto, resta-nos uma outra questão: o “centrão” brasileiro é republicano? Esses deputados centristas desejam dialogar ou chantagear? O “centrão” dialoga ou impõe o abjeto fisiologismo conhecido popularmente como “toma-lá-dá-cá”?

Feliz ou infelizmente, após reflexão sobre o tema, concluí que o “centrão” encontra-se numa postura antirrepublicana e anti-diálogo[1]. Dialogar pelo bem do Brasil é politicamente elogiável; criar dificuldades para barganhar benesses, cargos, ministérios ou mordomias é moralmente condenável.

Neste diapasão, concluí que o atual Presidente da República, Jair Bolsonaro, sempre esteve aberto ao diálogo. Inclusive, fora criticado na questão da apresentação da nova previdência por fazer concessões prematuramente[2]. Em suma, havia boa vontade para o diálogo desde o início, por parte do Chefe do Executivo.

Isto posto, inverto a questão: o “centrão” está aberto ao diálogo? Parece-me que a resposta, desta vez, é negativa. Os centristas, aos olhos de muitos brasileiros e aos meus, confundem diálogo com fisiologismo. Não estou contra as instituições, mas contra o fisiologismo instalado nestas mesmas instituições.

  • Aspecto prático

Dito isso, resta-me pesquisar as pautas da manifestação do dia 26.05.2019. Alguns consideram-nas ilegítimas e decidiram não aderir à manifestação. Vejo tal ato com naturalidade e prefiro manter distância do clima de animosidade. Fiz uma pesquisa entre alguns movimentos relevantes e influenciadores digitais que decidiram apoiar a manifestação e coletei os seguintes resultados:

Avança Brasil[3]:

  • Reforma da Previdência.
  • Pacote anticrime e Lava Jato.
  • Repúdio ao “centrão”.

Nas Ruas[4]:

  • Apoio ao Pacote Anticrime
  • Reforma Administrativa

Luiz Philippe de Orleans e Bragança[5], Caio Copolla[6], Nando Moura[7], Bia Kicis[8], este que vos escreve[9], dentre muitos outros influenciadores digitais:

  • Voto de desconfiança ao “centrão”
  • Contra o fisiologismo
  • Apoio às reformas

 

  • Conclusão

Particularmente, gosto das pautas que representem economia de gastos públicos (redução de ministérios e nova previdência), segurança pública (pacote anticorrupção) e descentralização de poder como profilaxia da tirania (combate ao fisiologismo).

O corte de ministérios do Presidente da República Jair Bolsonaro e a reforma da previdência do Ministro Paulo Guedes – que estão ameaçados pelo fisiologismo – estão em sintonia com minha primeira demanda em prol do corte de gastos, austeridade e economia racional dos gastos públicos.

O pacote anticrime do Ministro Sérgio Moro coíbe com maior vigor a criminalidade de modo geral, inclusive os crimes conhecidos como “de colarinho branco”. Essa medida está em absoluta sintonia com o desejo e a necessidade dos brasileiros. A procrastinação desse pacote soa quase como uma confissão de culpa.

Por fim, o repúdio ao fisiologismo representado pelo “centrão” simboliza com vigor a minha luta por mais liberdade e profilaxia da tirania. Assim, satisfeitas minhas pautas de austeridade econômica, segurança e liberdade, associadas às minhas pautas em defesa dos valores morais da sociedade, resta-me confirmar presença para o próximo dia 26 e reiterar o título deste artigo: diálogo sim, fisiologismo não.

 

[1]https://www.youtube.com/watch?v=UHqYj0vYsQo

[2]https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,bolsonaro-sinaliza-que-idade-minima-para-mulher-se-aposentar-pode-cair-para-60-anos-na-reforma,70002739439

[3]https://www.facebook.com/MAvancaBrasil/photos/a.643208645698167/2553001631385516/?type=3&theater

[4]https://www.facebook.com/nasruas/photos/a.142574639167775/2276188335806384/?type=3&theater

[5]https://www.facebook.com/luizphilippebr/videos/355285305122966/?t=3

[6]https://www.youtube.com/watch?v=53IsKh8-g5I

[7]https://www.youtube.com/watch?v=81iAVspD0ig&feature=em-uploademail

[8]https://www.facebook.com/biakicisoficial/videos/2144453772299901/?t=4(Bia acrescenta a MP 870/2019)

[9]Tom Martins: https://youtu.be/7W83ztS8O50